Como é mergulhar em Fernando de Noronha?

Fernando de Noronha é considerado pelos mergulhadores profissionais como um dos melhores lugares do mundo para a prática da atividade, onde é possível ter grande visibilidade em grandes épocas do ano, chegando a 30 metros de visibilidade embaixo d’água, mesmo em até 60 metros de profundidade.

 

Mesmo aos mais inexperientes nesta prática, é impossível não se admirar com a enorme variedade de espécies marinhas, que convivem em total equilíbrio e harmonia com o ser humano, sempre respeitando as regras impostas pelos órgão de preservação da área, como o ICMBio.

 

Uma das perguntas que mais recebemos é sobre a diferença entre o mergulho de cilindro praia e o mergulho de cilindro embarcado, e vamos te contar tudo!

 

O mergulho embarcado, como o próprio nome já diz, é aquele que envolve uma embarcação e um transfer até ela. O transfer pega vocês na pousada e leva até o píer, de onde sai o barco da operação. No barco, enquanto os instrutores vão passando todas as informações de segurança, uso de equipamentos e comunicação embaixo d’água, o capitão escolhe um dos 28 pontos de mergulho (de acordo com a condição do mar) e vocês fazem as caídas na água em baterias de até 05 pessoas por vez (cada uma com um instrutor, que o acompanha durante todo o trajeto. 

 

Já o mergulho de cilindro de praia não tem nada disso. Não tem barco nem transfer, nós marcamos um horário com a empresa e vocês precisam estar lá no local na hora marcada, na praia mesmo. Neste tipo de mergulho, primeiro você recebe uma aula com as informações necessárias para mergulhar, e depois já sai da areia com o cilindro nas costas. Ainda com a água na altura da cintura, o instrutor passará as informações finais e fará uma adaptação, seguindo rumo às maiores profundidades lentamente, até chegar no navio grego naufragado em 1937, cujos destroços permanecem no local e são o maior atrativo do passeio, porque não foram retirados da água pelo ICMBio justamente pela quantidade de vida marinha que já se encontra ao redor da sua carcaça

 

Em nenhum deles é necessário saber nadar, e ambos são incríveis! No embarcado você tem a possibilidade de cair uma parte do oceano vasto ao redor da ilha, com vida marinha abundante, e no mergulho de praia tem a oportunidade de ver o naufrágio, então é mais questão de preferência mesmo.

 

Agora a segunda questão: batismo ou credenciado? “Essa é a 10ª vez que mergulho, é batismo?”. E a resposta é: sim. Você pode já ter mergulhado 50 ou 1.000 vezes, mas se nunca fez um curso de mergulho que te dê a credencial, não poderá fazer o mergulho credenciado. O mergulho credenciado é caracterizado apenas para quem possui credencial, ou seja, quem já fez o curso e o checkout por um instrutor habilitado.  




Buscar no site
Compartilhe esse post!
WhatsApp
Email
Gostou? Reserve seu passeio com a Noronhei!