Quem já visitou Fernando de Noronha, provavelmente já avisou uma daquelas árvores enormes, milenares, com um tronco quase desaparecido por tantos galhos, não é mesmo?
É dela que vamos falar hoje, são as Gameleiras.
As sementes da Gameleira são espalhadas pelas fezes dos animais que se alimentam de seus frutos. A partir daí, uma pequena muda começa a nascer, então, sobre o tronco de outra árvore, com seus ramos procurando a luz do Sol, e seus galhos descendo horizontalmente em direção ao solo. Aos poucos, esses galhos vão atingindo o solo, e ali mesmo começam a ramificar novamente, e de repente uma nova árvore vai envolvendo o tronco principal.
Conforme o tronco principal do meio vai apodrecendo e sendo sufocado, um espaço oco começa a ganhar lugar, e vai servir de abrigo para inúmeras espécies de animais.
Por todo esse processo diferenciado, é uma árvore majestosa, que parece uma floresta por si só. Em quase todos os lugares de Fernando de Noronha é possível vê-las principalmente pela sua altura e imponência. Seja dentro do Bar do Cachorro, onde está a nossa Lojinha Noronhei, como nos caminhos entre as praias do Cachorro e Meio, além da trilha do Capim-Açú.
Infelizmente só não existem mais exemplares dela porque na época que a ilha de Fernando de Noronha foi um presídio, uma boa parte delas foi cortada pra evitar a construção de embarcações por fugitivos.