Se puder escolher o melhor período pra estar na ilha, procure escolher as datas em que a maré esteja baixa. Tem uma infinidade de pontos a mais pra serem visitados quando a maré está seca. Isso porque formam-se piscinas naturais em várias praias como Boldró, Praia do meio, Praia do Porto Santo Antônio, Praia do Bode e Praia do Leão. E também é possível chegar nas piscinas naturais do “Circuito das Piscinas”, como Buraco do Galego, Lasca da Velha e piscina do Morro de Fora com mais facilidade pelas pedras.
Noronha só possui 02 estações do ano: seca e chuvosa. o período seco vai de setembro até março (alta temporada) e o período chuvoso vai de abril até julho (baixa temporada). O período de chuvas geralmente tem chuvas fortes, porém espaças, que não necessariamente atrapalham os passeios, mas que mudam os cenários das fotos. Agosto é o mês dos ventos, chove pouco porque os ventos varrem as nuvens da ilha, mas a ilha toda se torna um local “onde o vento faz a curva”. Cuidado nestas épocas com papeis de alimentos, máscaras, copos, etc que podem acidentalmente voar pela janela dos buggys ou para o mar.
Durante a alta temporada (setembro a março), Fernando de Noronha recebe um número muito grande de turistas, então prepare-se para pegar filas.
A melhor combinação de mar e clima de Fernando de Noronha é em setembro e outubro. Neste período o clima está firme, com Sol e sem chuvas, e o mar está bem calmo e transparente, com visibilidade acima de 30 metros embaixo d’água. Já o período de mar agitado vai de dezembro a março, época em que acontecem os campeonatos mundiais de surf, com ondas grandes. Nos outros meses, de abril a agosto, o mar também é calmo, mas por combinar com o período de chuvas, muitas vezes as águas barrentas da ilha correm para o mar e podem atrapalhar um pouco a visibilidade.
Mas lembre-se que estamos numa ilha vulcânica onde os ventos trazem e levam constantemente condições inesperadas. Por isso, nunca confie nas previsões de tempo de nenhum site ou aplicativo, pois não costumam acertar.
Vale lembrar também que os fenômenos da natureza são imprevisíveis e mesmo em épocas de mar calmo, podemos ter interferências de ventos de furacões dos EUA ou da América Central, além da entrar do Swell agitando o mar.
Swell é um fenômeno da natureza quando ocorre uma tempestade em alto mar, trazendo ondas viajantes e fortes para a costa da ilha. Estas ondas chegam com muita intensidade, alterando a calmaria e visibilidade do mar. A parte ruim é que, embora ele seja previsível, só é possível prevê-lo alguns dias antes, o que faz algumas programações mudarem de vez em quando. A parte boa é que pegar um Swell na ilha é parte da experiência de estar aqui, então não sofra por antecipação e curta o momento. Quando passeios são cancelados por conta do Swell, as empresas entendem que está relacionado à segurança dos visitantes e nestes casos remarcam para datas de mar mais calmo, ou fazem o reembolso caso necessário.