Praias em Fernando de Noronha
O simples fato de se aproximar das praias conservadas da ilha e respirar o ar misturado com o sal que sopra das brisas do oceano já traz uma sensação de paz que é difícil descrever.
Abaixo, você tem uma breve descrição das características de cada praia que compõem a costa da ilha de Fernando de Noronha. A ilha é dividida entre o Mar de Fora e o Mar de Dentro. O Mar de Dentro se chama assim por estar voltado para o Brasil, enquanto o Mar de Fora tem sua costa voltada para África/Europa.
O lado “navegável” da ilha, e que possui mais praias que podem ser visitadas é o Mar de Dentro, que é bem menos recortado por sofrer bem menos ações dos ventos. Deste lado estão as praias famosas como Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e Sancho (que foi eleita algumas vezes a praia mais bonita do mundo segundo o Travellers Choice). E do lado do Mar de Fora, estão outras famosas como Baía do Sueste e Praia do Leão (que também já ocupou esse ranking de 1º lugar no mundo).
Confira abaixo um pouco de cada uma delas:
MAR DE DENTRO
Porto de Santo Antônio
A Praia do Porto é a praia com mais estrutura de Noronha e é dela que saem os barcos de passeio, mergulho, cargueiros e outras embarcações. Apesar de ser a “‘praia do porto”, tem uma das águas mais calmas e cristalinas da Ilha, perfeitas para um mergulho de apneia. Seja através do mergulho de cilindro ou de snorkell, ir ao navio naufragado é uma atividade obrigatória. porque a estrutura em ruínas abriga corais e uma grande diversidade marinha, desde tartarugas e tubarões até arraias.
MAR DE DENTRO
Praia do Cachorro
A Praia do Cachorro fica na Vila dos Remédios e possui alguma estrutura de barracas. Sua praia só pode ser aproveitada de abril a novembro, porque nos outros meses ela é tomada por pedras que encobrem toda a areia. Foi batizada com esse nome por conta de uma bica de água doce na entrada da praia onde havia uma escultura de bronze no formato da cabeça de um cachorro. A praia é bastante conhecida pelo Buraco do Galego, uma pequena piscina natural formada nas pedras, onde os mais corajosos se aventuram a pular e os que não são muito fãs de altura, ficam observando a imensidão azul do mar.
MAR DE DENTRO
Praia do Meio
A Praia do Meio tem esse nome porque fica exatamente no meio , entre a Praia do Cachorro e a Praia da Conceição. É uma praia tranquila durante o dia, mas bastante frequentada no fim de tarde e pôr do Sol. É ali que fica o Bar do Meio, um dos points mais conhecidos de Noronha. Se você procura por um lugar para curtir a praia durante o dia e emendar o agito do pôr do Sol badalado, seu lugar aqui! E nessa praia também que está a Pedra do Leão, com uma rocha enorme sustentada apenas por uma pequena base.
MAR DE DENTRO
Praia da Conceição
A Praia da Conceição foi batizada em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, que além da praia tem um Forte dedicado a ela. Com um pouco mais de ondas, é a praia mais “badalada” da ilha, porque além do surf, é também um ponto de encontro para os que praticam slackline, futevôlei e beach tênis. Isso sem contar o visual lindo no pôr do Sol, com a imponência do Morro do Pico no meio do cenário. Ali tem o Bar do Duda Rei, que serve bebidas e petiscos tanto na estrutura do bar quanto nas cadeiras da praia.
MAR DE DENTRO
Praia do Boldró
A Praia do Boldró é mais frequentada por moradores, não sendo muito procurada pelos turistas, mas é uma praia tão linda quanto todas as outras. A praia conta com corais que margeiam o mar e é um ótimo ponto de mergulho de apneia. Também é um dos pontos preferidos dos surfistas, que correm para o Boldró principalmente na maré seca, que é o único lugar da ilha em que as ondas ficam boas e inúmeras piscinas naturais são formadas.
MAR DE DENTRO
Praia do Americano
A Praia do Americano é uma praia pequena e deserta, perfeita para quem busca sossego e privacidade. Foi batizada assim por ser usada na Segunda Guerra Mundial pelos americanos, como Posto de Observação de Teleguiados. Diferente das demais, essa praia é cercada de rochas, e por isso seu acesso só pode ser feito por trilha, sobre pedras, saindo do Fortinho do Boldró. Não é uma boa pra quem não curte aventura.
MAR DE DENTRO
Praia do Bode
A Praia do Bode é o cenário perfeito para os pombinhos apaixonados que se casam na ilha porque, apesar do Morro Dois irmãos não estarem nesta praia, é ali que os dois queridinhos são mais bem enquadrados nas fotos. É uma praia tranquila e bem famosa pelas piscinas naturais que se formam na sua costa na maré baixa. Sua fama também se dá pela Pedra do Bode, um dos lugares mais bonitos para se observar o pôr do Sol, onde de um lado se observa os Dois Irmãos e do outro o Pico.
MAR DE DENTRO
Praia da Quixabinha
A Praia da Quixaba, também chamada de Praia da Quixabinha, é um verdadeiro refúgio de tranquilidade e serenidade. Ela é tão pequena e está situada no percurso entre a Praia da Cacimba do Padre e a Praia do Bode, que é bem provável que você passe por ela sem notar, já que sua pequena extensão faz com que ela se confunda com as duas praias maiores. É uma praia conhecida por ter boas ondas. Uma alternativa para os surfistas.
MAR DE DENTRO
Praia da Cacimba do Padre
A Praia da Cacimba do Padre é a praia onde está localizado um dos principais cartões postais de Fernando de Noronha: o Morro Dois Irmãos, que pode ser visto assim que se pisa na areia. Seu nome vem da época em que a Ilha ainda era um presídio, quando um padre descobriu um “poço” de água potável neste lugar, que foi apelidado de “Cacimba do Padre”. Durante o primeiro semestre do ano, suas ondas recebem importantes campeonatos de surf e, na época de águas calmas é uma ótima opção para mergulho de apnéia/snorkell.
MAR DE DENTRO
Baía dos Porcos
A Baía dos Porcos é uma continuação da Praia da Cacimba do Padre, e para chegar nela, basta subir as pedras no final da Cacimba do Padre, e descer já na Baía dos Porcos. O mar é algo indescritível, parece pintado a mão. Atualmente a visitação só pode ser feita na maré baixa, e seu acesso está sendo controlado pelos fiscais do ICMBio que liberam em grupos, oferecendo um capacete (que é obrigatório). Assim como em todas as praias do Parque Nacional, não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas nesta praia.
MAR DE DENTRO
Baía do Sancho
A Praia do Sancho já foi considerada a praia mais bonita do mundo algumas vezes pelo TripAdvisor. Durante a época seca, seu mar se transforma em uma grande piscina com águas calmas e cristalinas, e na época de chuvas acontece um espetáculo da natureza: uma cachoeira de água doce. Para visitar a praia é preciso ter o ingresso do Parque Nacional Marinho, e caminhar por uma trilha suspensa, descendo dois lances de escada encravados na rocha mais uma escadaria de pedra. Outra forma de chegar ao Sancho sem ser pelas escadas é por barco.
MAR DE FORA
Praia do Leão
A Praia do Leão também já foi eleita a praia mais bonita do mundo pelo TripAdvisor e para visitá-la também é necessário o ingresso do Parque Nacional Marinho. É uma praia mais deserta, perfeita para quem quer se desconectar do mundo. Mas sua água nem sempre é calma, podendo ter bastante correnteza, não custa tomar cuidado. Se quiser só ver a praia, basta ir até o Mirante do Leão e aproveitar a vista! De dezembro a julho é nesta praia que acontece a desova das tartarugas, com todo o acompanhamento do Projeto Tamar.
MAR DE FORA
Baía do Sueste
A Baía do Sueste é a praia mais monitorada do arquipélago, e consequentemente com maior biodiversidade, onde tartarugas e tubarões usam o lugar como área de alimentação e descanso. Atualmente a praia está aberta apenas para contemplação, o mergulho está proibido, mas mesmo caminhando na areia já é possível ver algumas barbatanas. Além disso, o Sueste abriga o único mangue de ilhas oceânicas do Atlântico Sul, que se instalou ali há cerca de 2 mil anos e possui exemplares arbóreos que atingem aproximadamente 10 metros de altura. Devido à fragilidade desse ecossistema o acesso ao mangue não é permitido.
MAR DE FORA
Praia do Atalaia
A Atalaia é uma área extremamente protegida pelo ICMBio, por estar dentro do Parque Nacional Marinho. Embora tenha areia como as outras praias, a famosa piscina do Atalaia é formada por uma barreira de corais que impede a passagem da água na maré baixa, e vira um berçário marinho de variadas espécies. Ela se parece como um grande “aquário” pela transparência e calmaria de suas águas. Para conhecê-la é preciso agendar um horário no ICMBio com seu ingresso em mãos.
MAR DE FORA
Buraco da Raquel
O Buraco da Raquel não é exatamente uma praia e sim um antigo ponto de mergulho, que foi fechado por questões de preservação, mas continua sendo um dos pontos mais conhecidos e famosos por suas lendas em Noronha. Dizem que seu nome vem da época em que a ilha era um presídio, quando Raquel era uma das poucas mulheres que frequentava Noronha por ser a filha do chefe do presídio. Uma das versões das histórias conta que ela fugia para o ‘buraco’ para ficar sozinha e a outra, que ia para lá para ficar com os homens da ilha. Para conhecê-lo, dê uma passadinha pelo Museu dos Tubarões.
MAR DE FORA
Caieiras
Você vai descobrir que existe a Praia da Caieiras (próxima ao Porto) e a piscina da Caieiras (logo ao lado da praia) apenas quando passar por lá. O acesso à piscina só é permitido se você se agendar no ICMBio e contratar um condutor credenciado. A trilha para Caieiras começa na Vila do Trinta (na mesma entrada da Piscina da Atalaia), e pode passar ou não pela Atalaia, depende do agendamento que você fizer. Mas lembre-se que o condutor é obrigatório, e consulte-nos se precisar de um.
MAR DE FORA
Air France
O Air France fica em uma das pontas da ilha, logo ao lado do Porto Santo Antônio, um ponto estratégico para os franceses na década de 20, que ficavam ali para dar apoio à aviação. Dela sai a trilha para o Morro de São José, uma piscina natural que se forma na maré baixa. É conhecida também por ser o encontro do Mar de Dentro com o Mar de Fora, e da vista para as ilhas secundárias do arquipélago, que são fechadas para visitação, e acesso restrito apenas para monitoramento e pesquisa.