Tempo e informações de Fernando de Noronha mês a mês

Janeiro

Mês que marca o início do ano, perfeito para novos ares, brisa do mar, praia… Tudo muito bom, mas o mundo inteiro pensa assim, por isso janeiro é um período de ilha bem cheia, principalmente pós Reveillon, quando o pessoal que passou a virada aqui ainda está pela ilha. 

No dia 02/01 acontece a famosa “Galinhada”, festa organizada e patrocinada pelo Zé Maria, sempre em algum local acessível para todos da comunidade e gratuita. Sim, tem galinhada para todos e muitas vezes, a presença de celebridades que aceitam entrar na brincadeira e participar servido o prato tão esperado. 

Clima: Sol, sem chuva.

Mar: agitado, com ondas, época de surf.

 

Fevereiro

Embora o Carnaval não seja um marco especial na ilha que traga turistas por esse motivo, sempre tem um bloco ou outro que saem pelas ruas com festança e open bar. Geralmente as pessoas compram seus abadás com antecedência e curtem na rua mesmo.

Clima: Sol, sem chuva.

Mar: agitado, com ondas, época de surf.

 

Março

Março é o ápice das ondas, quando os campeonatos mundiais de surf acontecem. Praias como a Cacimba do Padre, Conceição e Boldró são cheias de turistas que vêm para assistir os campeonatos e sempre é possível ver as celebridades do surf por aí.

Clima: Sol, sem chuva.

Mar: agitado, com ondas, época de surf.

 

Abril

Abril aponta o começo do nosso período chuvoso, que geralmente dura até julho e início de mar calmo. Não se preocupe com a chuva, porque estamos falando de natureza, e tem dias que nem chove e tem outros que mesmo com chuva são muito legais, afinal de contas, se molhar em Fernando de Noronha também faz parte da aventura. E tem um atrativo que inclusive só pode ser visto no período de chuva: a Cachoeira do Sancho. Isso mesmo! O penhasco forma uma cachoeira linda, alta e de água cristalina que só nesta época pode ser aproveitada. Por isso, com chuva ou não, faça a viagem ser especial. 

Além disso, não sei o motivo, mas todas as vezes que fui na Piscina da Atalaia com chuva, os polvos saíam mais das suas tocas que quando estava Sol, fica a dica!

E também é a época do ano que a Praia do Cachorro volta a ter areia, formando uma das praias mais belas da ilha. Essa areia geralmente fica na praia até novembro, quando começa a ser arrastada novamente para o mar, sobrando apenas as pedras.

Clima: começo do período chuvoso.

Mar: começa a se acalmar.

 

Maio

Embora maio ainda esteja no período de chuvas, é uma das épocas de mar bem calmo, quando os passeios das piscinas naturais acontecem com mais frequência, e as travessias de snorkell também.

Clima: chuvoso com Sol.

Mar: calmo, sem ondas.

 

Junho

Junho é um mês bem marcante por conta de duas festas muito populares que acontecem em Fernando de Noronha:

 24/06: dia de São João com festas juninas por toda a ilha, música ao vivo, forró nas praças, além das comidas típicas deliciosas.

 29/06: dia de São Pedro quando ocorre a barqueata, uma procissão de barcos com a imagem de São Pedro, que termina com uma festa animadíssima e pirão para toda a comunidade.

 Também é o último mês da desova de tartarugas verdes na Praia do Leão, que acontece de dezembro a junho.

Clima: chuvoso com Sol.

Mar: calmo, sem ondas.

 

Julho

Por ser férias escolares, julho é o mês que Fernando de Noronha mais recebe famílias, grupos e crianças. As praias costumam ter castelos de areia e crianças muito empolgadas com a vida marinha.

É o começo da temporada das baleias jubarte (entre julho e novembro), que podem ser vistas pelos sortudos numa tarde qualquer. E, por ainda ser período de chuvas, há grande possibilidade de poder visitar a Cachoeira como atrativo, e o cuidado com as encostas deve ser redobrado.

Também é um período em que a piscina da Atalaia fica mais assoreada (mais rasa que o normal) e geralmente é fechada pelo ICMBio, podendo ser acessada apenas para contemplação, mas não para a atividade de flutuação.

É a época do ano que acontece o Noronha Weekend, um festival com música da melhor qualidade e muita agitação

Clima: chuvoso com Sol.

Mar: calmo, sem ondas.

 

Agosto

Agosto é marcado pelos ventos. Mês dos ventos, que levam embora o período de chuvas, e começa a trazer de volta a estação seca.

Neste intervalo entre as estações seca e chuvosa, é bom ficar atento a qualquer lixo leve, que possa voar pra alguma destas águas.

 Dia 10/08 é o aniversário da ilha, que foi descoberta em 1503, data esta que acontecem shows gratuitos à comunidade e aos visitantes que estão na ilha. Tanto artistas de fora quanto os daqui se apresentam em locais determinados para este fim pela Administração, e a agitação é garantida. Além das barraquinhas de comidas e bebidas.

 No dia 13/08 também acontece a Corrida do Seu Renê Jerônimo, um ícone de Fernando de Noronha, que todo ano se dedica e incentiva para que a prova de rua aconteça. É um evento legal tanto para os corredores, que podem correr num dos cenários mais lindos do país, quanto aos que assistem.

E no fim do mês, em dia 29/08 é também aniversário da Nossa Senhora dos Remédios, a padroeira de Fernando de Noronha, e muito adorada. Sempre tem uma cerimônia linda dos seus devotos dedicada a ela.

Também é neste mês que acontece o Love Noronha, o maior festival de Turismo LGBTQIA+. Nestes dias de festa, muitos estabelecimentos erguem suas bandeiras de arco-íris a favor desse público, que é recebido com tanto carinho.

Clima: ventos, e poucas chuvas.

Mar: calmo.

 

Setembro

Setembro é o mês queridinho dos turistas, que conseguem ter uma visibilidade acima de 30 metros embaixo d’água. Mês de mergulhos, de mar tão calmo que se confunde com uma enorme piscina de água cristalina. Mas, também é o mês que mais sofre ações dos furacões e tornados que chegam nos EUA.

Por estarmos no meio do caminho, estes ventos fortes formam os famosos “swell” (uma tempestade que acontece em alto mar e que traz ondas viajantes para a costa), bagunçando um pouco a calmaria prevista para o período.

Falando do mar, setembro e outubro também são marcados por um fenômeno da natureza chamado Arrufo, quando os peixes maiores e tubarões se aproximam da costa da ilha, encurralando os cardumes de sardinhas, que acabam vindo na direção da areia.

No dia 14/09 acontece o aniversário do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, criado em 1988 com a intenção de proteger e assegurar que a fragilidade do ambiente local não seja impactada pelo fluxo de turistas que visitam a ilha anualmente. Nesta data, o ICMBio também promove shows gratuitos e experiências muito legais com ações para a comunidade.

 Também é em setembro que acontece a Regata REFENO, uma corrida de veleiros, que parte do Marco Zero de Recife rumo a Fernando de Noronha, e tem como marco principal a premiação dos ganhadores numa festa muito amistosa.

Clima: seco, sem chuvas.

Mar: calmo, sem ondas.

 

Outubro

Outubro também é o mês queridinho dos turistas por ter as mesmas condições de mar calmo e alta visibilidade que setembro.

 Também sofre ações dos furacões dos EUA, que chegam na ilha como swell, e também tem os Arrufos, onde é possível ver inúmeras sardinhas na areia, como se estivessem se suicidando, porque são encurraladas pelos peixes maiores e tubarões.

 Também é quando a Praia do Cachorro começa a ter sua areia varrida para o mar, sendo substituída por pedras.

Clima: seco, sem chuvas.

Mar: calmo, sem ondas.

 

Novembro

Novembro marca o fim da temporada das jubartes (que vai de julho a novembro). Ou seja, quem não viu, não verá mais até a próxima temporada do ano que vem.

 É quando o mar começa novamente a mexer, e a apresentar um pouco de ondas, marcando o início da temporada de surf, que geralmente vai de novembro a março, e tem seu ponto mais alto nos meses de janeiro a março, quando recebe os grandes campeonatos mundiais de surf, e grandes celebridades do ramo.

Clima: seco, sem chuvas.

Mar: começa a estar agitado.

  

Dezembro

O mês de dezembro tem grande destaque na importância de todo o ecossistema frágil de Fernando de Noronha, porque é quando começa a desova das tartarugas verdes na Praia do Leão (de dezembro a junho), sempre coordenada e assistida pelo Projeto Tamar, que está na ilha há tanto tempo em defesa desta causa.

Início da época de reprodução dos tubarões (de dezembro até o início de março). Em dezembro é possível vê-los bem perto da areia da praia, porque as fêmeas se aproximam da costa e procuram áreas mais abrigadas para a postura de filhotes.

 Além disso, as festas de fim de ano garantem muitos shows e ilha lotada. Para a noite de Natal geralmente os restaurantes fazem uma ceia com preço fechado, incluindo uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.

 E para o Reveillon, o Zé Maria garante muita agitação em uma sequência de festas, que fazem as noites terem muita gente na rua, e as praias mais vazias de manhã. Para a comunidade, sempre tem uma festa no Porto Santo Antônio com algum cantor convidado pra agitar a virada.

Clima: Sol, sem chuva.

Mar: agitado, com ondas, época de surf.



Buscar no site
Compartilhe esse post!
WhatsApp
Email
Gostou? Reserve seu passeio com a Noronhei!